A Outra Companhia de Teatro é um grupo de teatro que desenvolve ações em diversas áreas do setor criativo: pesquisa, criação, montagem e difusão de espetáculos; intercâmbio cultural com artistas e grupos cênicos do país; formação, capacitação artística e mediação cultural; produção de eventos; registro e memória.

Rede Social

A Outra Companhia de Teatro realiza temporada de “Ruína de Anjos” em Maio

Espetáculo representou a Bahia em 2017 no Palco Giratório do Sesc ou Apresentações fazem parte do projeto ENXERGUE! sonhos, memórias e declarações d’A Outra Companhia.

É noite. O centro soteropolitano já está vazio e às poucas pessoas que transitam por suas ruas ficam com “olhar de tandera”, ligado em qualquer pessoa, sombra e respiro. Ao adentrar a rua Politeama de Cima ou de Baixo já é possível ouvir risadas, é Wilson com seu megafone em frente do Centro Comercial do Politeama a vender seu café preto. Para quem passa despercebido o sentimento é de que é mais um pedinte e/ou morador de rua tentando lucrar uma graninha.

O local onde ele se encontra já se aglutina um grupo de pessoas e nos tocamos que ali é o ponto de encontro de Ruína de Anjos, espetáculo d’A Outra Companhia de Teatro, que volta a cartaz no dia 02 de maio e fica em temporada de terça a quinta-feira, às 20h, até 24 de maio. Não ocorrerá apresentação no dia 23 de maio.

A palavra da ordem é ENXERGAR a realidade, vamos cuidar um do outro e não vem com essa de que vai assistir espetáculo de teatro

essa é a instrução de Wilson, o terceiro sinal para indicar que o espetáculo vai iniciar. Em meio a atravessamentos de ruas, de transeuntes e espectadores, ônibus passam e olhos se despertam.

O espetáculo inicia e nos minutos seguintes percebesse que no caminho para o Centro Comercial do Politeama passamos por alguns de seus personagens, mas não os ENXERGAMOS.Essa é a temática de Ruína de Anjos, uma criação documental sobre as minorias do centro urbano invisibilizadas diante da violência e marginalidade, em algum bairro a beira de uma higienização social.

Num misto de teatro de rua, intervenção urbana e performance, Ruína de Anjos tem como mote a reabertura de um cinema de bairro e a esperança de renovação que ela traz para aquele lugar, que no passado viu um apogeu e hoje vivencia um abandono. Tal qual a vida dos personagens condutores da narrativa itinerante, que perderam a luz que um dia tiveram: uma travesti prostituta, um paraplégico vendedor de café, um pastor traficante, um burguês homofóbico, uma moradora de rua catadora de lixo e uma artista de rua.

O espetáculo, que se dá na dinâmica do trânsito e da noite do centro da metrópole, conduz o público a enxergar situações que atravessam discussões sobre violência, marginalidade, tráfico de drogas, invisibilidade social, comercialização da fé e gênero. Uma inspiração para Ruína de Anjos é a obra A Missão, do autor alemão Heiner Muller, que fala do cenário de um mundo pós-guerra, vivendo uma franca decadência.

O retorno do espetáculo a Salvador ocorre após um ano rodando o Brasil através do Palco Giratório 2017, circuito de artes cênicas do Sesc. Ao todo, o grupo passou por 20 cidades, 12 estados e mais de 30 apresentações, oficinas, debates e intercâmbios. A Outra Companhia de Teatro foi o único grupo baiano do projeto e, além de apresentar o documento cênico-urbano Ruína de Anjos, em algumas cidades apresentou também O Que de Você Ficou em Mim, que faz parte do nosso repertório.

A respeito da participação no Palco Giratório, o ator e diretor do espetáculo Luiz Antônio Sena Jr. declara que foi um fôlego para enxergar a pesquisa em teatro documental que grupo vem realizando e os desdobramentos desta obra urbana.

Nossa participação nesse circuito de arte foi incrível, ainda mais com o país em tantas dificuldades. Circulamos e chegamos a lugares tão distante que nunca imaginamos ir como Florianópolis, Porto Velho, Brasília e Cuiabá.

Os atravessamentos foram diversos: moradores de ruas impediram que os atores fossem violentados por policiais; abraços de reconhecimento; intervenções dos moradores de rua que dialogavam com as personagens, entre outros. “Quando nos apresentávamos em Salvador tínhamos alguns moradores de rua que assistiram todas as apresentações, que gritavam quando passávamos. No palco giratório foi importante para nós atores percebermos que essa história atravessou essas personagens invisibilizadas, que nós insistimos em não as ENXERGAR”, acrescenta Luiz Antônio.

ENXERGUE!

Esta nova temporada faz parte do projeto ENXERGUE! sonhos, memórias e declarações d’A Outra Companhia, que conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, aprovado no Edital Setorial de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). É importante falar que para assistir é preciso reservar a entrada através do email aoutra@gmail.com.

Ficha Técnica

Criação: Vinícius Lírio e Luiz Antônio Sena Jr.
Encenação e Preparação de elenco: Vinícius Lírio
Direção de cena e Dramaturgia: Luiz Antônio Sena Jr.
Texto: Luiz Antônio Sena Jr. e elenco
Elenco: Anderson Danttas, Eddy Veríssimo, Israel Barretto, Luiz Antônio Sena Jr., Luiz Buranga e Roquildes Junior
Consultoria de encenação e dramaturgia: Francis Wilker, Eliana Monteiro e Luiz Fernando Marques
Dramaturgia sonora: Roquildes Junior
Cenário e adereços: Luiz Buranga
Iluminação: Fernanda Paquelet
Caracterização: Thiago Romero
Costura: Saraí Reis
Artistas Achegados: Angela Mascarenhas Santos, Eric Lopes,
Fernanda Nunes, Marthinha Böker

Coordenação de Produção: Roquildes Junior
Consultoria de Produção: Luiz Antônio Sena Jr.
Produção Executiva: Anderson Danttas e Eddy Veríssimo
Assistência de Produção: Israel Barretto e Luiz Buranga
Mediação Cultural: Eddy Veríssimo
Assessoria de imprensa: Mônica Santana
Design Gráfico: Rita Machado
Registro Fotográfico: Andréa Magnoni e Sidney Rocharte
Registro Audiovisual: Gether Ferreira
Realização: A Outra Companhia de Teatro

MÚSICAS
“Dama da noite” – Roquildes Junior e Aline Nepomuceno
“Olhe para isso” – Luiz Antônio Sena Jr., Israel Barretto e Roquildes Junior
“Meu pó” – Roquildes Junior
Preparação vocal: Babaya Morais

O quê: Ruína de Anjos – espetáculo d’A Outra Companhia de Teatro
Quando: 02 a 24 de maio, de terça a quinta, às 20h (não ocorrerá apresentação dia 23 de maio)
Onde: Casa d’A Outra – Centro Comercial do Politeama, localizado na Rua Politeama de Cima, 114
Reserva: entrada através do email aoutra@gmail.com.
Quanto: Pague Quanto Puder
Duração do espetáculo: 70 minutos
Classificação Indicativa: + 16 anos